Acreditar na reabilitação após a lesão medular, esse é o principal lema
no tratamento e reabilitação pelo método Dardzinski
criado em 1999 pelo educador físico
Ted Dardzisnki (fundador do Project Walk).
O tratamento é baseado na combinação de exercícios intensivos e atividades restaurativas que estimulam o sistema nervoso em disfunção com o objetivo de reativá-lo e reorganizá-lo, através de recursos modernos e específicos para o trabalho de recuperação do paciente com lesão medular, no Brasil o Project Walk na América Latina é considerado o primeiro centro avançado e específico na área considerado um dos melhores do mundo.
Atualmente é considerado melhor centro de referência em tratamento neurológico onde conta com profissionais capacitados e com experiência no trabalho de lesionados medular, certificados no próprio Project Walk (Califórnia) com a certificação "Certified SCI Recovery Trainer (CSRT™)".
A história do método método Dardzinski acontece com um paciente chamado Mike com lesão medular (lesão nível C7 incompleta depende de cadeira de rodas para locomoção), onde através u programa de exercícios focado em estímulos abaixo do nível da lesão e posturas do desenvolvimento.
O programa de tratamento diferenciado e específico, no sistema nervoso central (SNC) lesionado foi capaz de se reorganizar quando exposto a estimulação externa adequada. Após um ano de treinamento, Mike pode caminhar sem suporte externo.Com esse programa de treinamento iniciou-se uma nova abordagem no trabalho com indivíduos pós LM, visando o processo de RECUPERAÇÃO e não apenas REABILITAÇÃO.
O programa de treinamento fundamenta-se nas pesquisas mais atuais sobre a relação de novas terapias e exercícios com o processo de recuperação. Esses estudos mostram que novas estratégias para estimular o SNC estão sendo utilizadas, visando aperfeiçoar a recuperação funcional e estimular habilidades que acreditavam ter sido perdida, por tanto a reorganização como a reparação do SNC lesionado são dependentes da manutenção de um nível de atividade neurológica.
O trabalho é justamente baseado em reativar e reorganizar o SNC em disfunção, com o objetivo de desenvolvê-lo em um sistema mais funcional, onde não se pode afirmar que voltar a andar é o resultado final, e isto devido à complexidade do sistema nervoso central e as inúmeras variáveis e individualidades dentro do processso de recuperação, o método auxilia inidviduos com SNC lesionado a recuperar função(ões) perdida(s).
Método Dardzinski ™ visa estimular o SNC lesionado, com o objetivo de reativá-lo e reorganizá-lo através de atividades repetitivas abaixo da lesão e posturas que diferem da posição mantida na cadeira de rodas, combinando exercícios intensivos: ativo assistidos, treinos de resistência e descarga de peso estática e dinâmica associados à terapias avançadas e específicas como: treino de marcha (suspensa), ciclo ergômetros associados ou não a eletroestimulação e treinos em plataforma vibratória.
As cinco fases do Método
Fase I: Reativação
Fase II: Desenvolvimento e Estabilidade
O objetivo é estimular o sistema nervoso, com exercícios de recrutamento ativo e descarga de peso, para desenvolver contrações musculares e estabilidade nas articulaçãos.
Mais informações: FASE I e FASE II
Fase III: Fortalecimento
Criar contrações musculares concêntricas e excêntricas em diferentes movimentos com objetivo de ganhar força e controle.
Mais informações: FASE III
Fase IV: Função e Coordenação
Exercícios dinâmicos em todos os planos de movimento, visando ganho de coordenação nas funções, com exercícios de equilíbrio e estabilidade. Mais informações: FASE IV
Fase V: Treino de Marcha
O treino de marcha pode ser passivo com suspensão do peso corporal e movimentos realizados pelos treinadores, após ganho de estabilitade das articulações e ativo quando a pessoa realiza movimentos da marcha que precisam ser aprimorados.
Mais informações: FASE V
Descrição das Técnicas: Estudos científicos comprovando a eficácia do método Dardzinski.
Cada exercício estimula diferentes partes do corpo com o foco de buscar movimentos funcionais.
Terapia Manual: diferentes variações para estimular o sistema nervoso, a fim de enviar sinais destinados a ativar o sistema nervoso central.
Desenvolvimento Motor: baseada na idéia de reaprendizagem do Sistema Nervoso Central durante os primeiros estágios do desenvolvimento humano.
Trabalho muscular: as musculaturas lesionadas (superior e/ou inferior) são trabalhadas por estímulos externos em diferentes posições, onde obrigam o paciente a utilizar diferentes partes de seu corpo ao mesmo tempo, buscando assim movimentos mais abrangente e funcional.
Auto-Estabilização: Coordenação e controle de equilíbrio: é essencial para ter uma boa postura a estabilização escapular pélvica, seja em pé ou sentado em uma cadeira de rodas. Usamos materiais e exercícios que criam instabilidade a fim de estimular reações de equilíbrio criando um trabalho de estabilização.
Exercícios com um peso do próprio corpo a fim de evitar complicações (osteoporose, retrações musculares, etc) e também para estimular o sistema neuromuscular.
Utilização de equipamentos de ginástica projetado e adaptado aos nossos pacientes, com o objetivo de alcançar o máximo de desempenho possível.
Plataforma vibratória: Usado por cientistas russos para manter e evitar a perda de massa muscular e a densidade óssea em astronautas durante missões espaciais, e introduzidas no mundo olímpico para formação de atletas de elite em 1998. É a única máquina do tipo que trabalha em três planos. Seu efeito de vibração ajuda a aumentar a sensação de alongamento, contração muscuclar e também aumenta auxilia na redução neuromuscular, ajundando inclusive no equilibrio. O paciente pode ter aumento e ganho de sensibilidade. O uso da nossa plataforma aumenta a consciência de estabilização e ajuda a estimular o fluxo sanguíneo nos membros inferiores.
Total Gym/Leg-Press adaptado: é recomendada pela American Physical Therapy Association como uma das melhores opções em matéria de reabilitação, e ganhou vários prêmios no mundo do fitness. A máquina usa a força da gravidade e as mudanças de distribuição do peso, uma excelente maneira de estimular o sistema neuromuscular. É uma máquina versátil, que permite de modo seguro e eficiente o tratamento dos pacientes, movendo-se em diferentes ângulos e também em diferentes posições.
Bicicleta com eletroestimulação funcional (FES Bike):
Com o uso de correntes elétricas de baixo nível ajuda o corpo a restaurar e/ou melhorar suas funções. Os impulsos elétricos fazem a contração do músculo. No caso a bicicleta FES é utilizada para estimular o movimento padrão das pernas (ciclismo). Além de ter outros beneficios:
* Relaxar espasmos musculares
* Prevenir ou reduzir a atrofia muscular por desuso
* Aumento da circulação sanguínea
* Manter ou aumentar a gama de movimento
* Aumento e ganho de sensibilidade
* Ganho e fortalecimento muscular
0 comentários:
Postar um comentário